• Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 Todos os direitos reservados.

  • innovalemoveis

MDF ou MDP? Saiba quais são as diferenças quando comprar móveis novos!





Móveis em MDF e móveis em MDP! Estas duas siglas causam muitas dúvidas em quem pretende renovar os móveis de casa e está pesquisando as melhores opções em móveis novos! A escolha entre estes dois materiais, os mais utilizados na fabricação de uma infinidade de móveis, interfere no resultado, mas nem todos os consumidores sabem quais são estas as diferenças.

A INNOVALE vai te explicar, detalhadamente, quais as diferenças entre MDF e MDP!

O que é MDF?

Material mais conhecido por todos, o MDF (Medium Density Fiberboard, ou, em uma tradução livre, Placa de Fibra de Média Intensidade) é um painel de madeira reconstituída oriunda após um processo de aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A fabricação dos móveis, tão logo o material já esteja pronto, acontece quando estas placas de madeira são coladas, umas sobre as outras, com uma resina especial e fixadas através de muita pressão.

Não existe um padrão destas chapas — algumas são mais resistentes que outras - e as espessuras podem ir desde 3 mm até 60 mm. O MDF, quando de boa qualidade, é estável e consegue absorver tintas com mais facilidade. Por “aceitar” pinturas e facilitar o acabamento de maneira mais fácil, o MDF é muito utilizado nas partes mais visíveis dos móveis, permitindo uma maior gama criativa no design. Pode reparar que peças com partes arredondadas e com usinagem em baixo-relevo utilizam muito o MDF!


O que é MDP?

Apesar de não ser tão conhecido por parte do grande público, o MDP (Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Intensidade em um português livre) traz na composição do painel constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si, utilizando algumas resinas específicas e com ação direta de temperatura e alta pressão.


O MDP tem muitas características iguais às do MDF, como estabilidade interessante quando feita com materiais de boa qualidade e alta absorção de tintas para acabamentos, e a grande vantagem é que o MDP possui três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas.


Por este motivo, o MDP possui características mecânicas superiores às do MDF, trazendo maior resistência quando se utiliza parafusos — além de empenar muito menos.


MDF e MDP juntos?

Sim, é comum algumas linhas de móveis possuírem MDF e MDP ao mesmo tempo! Os dois formatos trazem um móvel dinâmico e inovador, com cada material na sua função — um projeto de cozinha pode ter prateleiras que precisam suportar mais peso em MDP em portas e gavetas, mais leves, em MDF!


Entre em contato com a INNOVALE e tenha os melhores móveis em MDF e MDP na sua casa!